quinta-feira, 24 de setembro de 2020

A síndrome da mãe perfeita


Sabia que a mãe perfeita existe? É aquela mãe que ainda não é mãe e enche a boca para dizer “Meu filho não usará chupeta, meu filho comerá apenas alimentos saudáveis, meu filho não fará birra, meu filho não será mal educado, meu filho saberá dividir...” e por aí vai o discurso dessa mãe idealizando o sonhado “filho perfeito”!

Prefiro o caminho da mãe real e possível, da mãe que é responsável e consciente da forma como conduz sua maternagem, a mãe que erra (seja gritando, perdendo o autocontrole...) reconhece e pede desculpas, a mãe que não se preocupa em atingir as expectativas externas que nos impõe e exige a darmos “conta de tudo”, a mãe que não exija a perfeição do seu filho, porque ela mesma não é.

A perfeição nos aprisiona, nos engessa, não nos deixa apropriar da maternagem que desejamos e acreditamos, do que realmente faz sentindo para nós!

Que nos libertemos da aprovação alheia e da culpa, deixemos nossos filhos serem rios, seguindo seu fluxo, e nós as suas margens, sempre os guiando!





Nenhum comentário:

Postar um comentário