Mostrando postagens com marcador Mais Leitura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mais Leitura. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
+ Leitura - O SANTO E A PORCA
Esta comédia em três atos, escrita em 1957, traz todas as características do Movimento Armorial, criado por Suassuna. Aproximando-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do nordeste, narra a história de Euricão Árabe, um velho avarento devoto de santo Antônio que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro.
Fonte: www.sinopsedolivro.com
terça-feira, 13 de outubro de 2020
+ Leitura - O Sétimo Segredo
Em 30 de Abril de 1945, Adolf Hitler e Eva Braun suicidaram-se no Fuhrerbunker, construido a quase vinte metros do subsolo de Berlim, aquela altura devastada pela guerra. Embora os vitoriosos soldados russos afirmassem que os corpos haviam sido queimados, os verdadeiros detalhes destes dias finais sempre permaneceram obscuros. O que realmente teria acontecido naquele bunker?
Seriam realmente de Adolfo Hitler e Eva Braun os corpos queimados encontrados pelas tropas aliadas no bunker de Berlim? E se Hitler tivesse sobrevivido à Segunda Guerra Mundial? O Sétimo Segredo é um romance que teoriza a possível fuga de Hitler e Eva e os meios por eles usados para construirem uma obscura rede nazista que se prolongaria durante décadas.
Fonte: www.skoob.com.br
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
+ Leitura - Momentos de Reflexão
Dentro de nós, a corrente da vida pulsa com uma intensidade que não pode ser detida por nada.
Mergulhando em nosso próprio espirito, podemos nos identificar com essa corrente e nos deixarmos levar por seu fluxo, em direção a um estado de paz, completude e harmonia.
Nesse estado, as tempestades exteriores não podem mais nos atingir, nenhum golpe é capaz de nos ferir e os malefícios desaparecem como por encanto.
terça-feira, 6 de outubro de 2020
+ Leitura - Moby Dick
Na cidade de New Bedford, em Massachusetts, o marinheiro Ismael conhece o arpoador Queequeg e, juntos, partem para a ilha de Nantucket em busca de trabalho no mercado de caça às baleias.
Lá, eles embarcaram no baleeiro Pequod para uma viagem de três anos aos mares do sul. Entre eles, tripulantes de diversas nacionalidades: os imediatos Starbuck, Stubb e Flask; os arpoadores Tashtego e Daggoo, além de Ahab, o sombrio capitão que ostenta uma enorme cicatriz do rosto ao pescoço e uma perna artificial, feita do osso de cachalote.
Obcecado por encontrar a fera responsável por seus ferimentos e que nenhum arpoador jamais conseguiu abater - a temível "Moby Dick" -, o capitão Ahab conduz o baleeiro e toda a sua tripulação por uma rota de perigos e incertezas.
Fonte: www.skoob.com.br
sábado, 26 de setembro de 2020
+ Leitura - O Fabricante de Terremotos
O Fabricante de Terremotos conta a historia de Diogo, um garoto órfão que tem sérios problemas de gagueira.
Diogo é adotado por uma família americana que morre num terremoto quando ele está viajando para lá,sem sorte fica órfão duas vezes. Chegando aos Estados Unidos ele fica sobre a guarda do sargento Garcia que cuida muito bem dele levando-o para sua casa.
Quando Garcia esta levando Diogo para a delegacia para saber o que fazer com ele, eles são abordados por homens que sequestrão Diogo. Chegando na delegacia o sargento Garcia conta tudo ao seu superior e começa a investigação com algumas perguntas: Por que sequestra um garoto que nem família tem?
Para você descobrir leia o livro e entre nessa aventura espetacular.
Fonte: www.skoob.com.br
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
+ Leitura - Gold vale ouro no Brasil
Bruce Gold, um professor de inglês de meia-idade e autor de vários artigos obscuros em jornais pequenos, morador de Manhattan, ganha uma chance de fazer fortuna, fama e sucesso em Washington como o "primeiro judeu" Secretário de Estado dos EUA. Mas ele deverá enfrentar as consequências disso, como a separação de sua esposa e o isolamento de sua família, uma ideia que o aflige e alivia ao mesmo tempo. Além disso, ele é encarado com a tarefa de escrever sobre a experiência judaica na América, mas não tem certeza se a viveu ou se tem ideia do que é isso, sem saber que invariavelmente acabará descrevendo sua própria vida.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
terça-feira, 22 de setembro de 2020
+ Leitura - MANDICAS
Aleksandar Carlos Mandic, considerado o pai da internet brasileira, em 95 criou a Mandic BBS, depois Criou o IG e agora o Mandic magiC salva e encontra senhas de Wi-Fi no iPhone
Aleksandar Mandic é reconhecidamente um dos nomes mais importantes da internet brasileira. Pioneiro, atualmente comanda a Mandic:Mail, focada na oferta de serviços diferenciados de correio eletrônico. E sendo referência, Mandic acaba de lançar :mandicas, um livro de frases criadas, coletadas e comentadas por ele e que pretende servir de guia para quem busca inspiração para tocar o próprio negócio ou “dar um gás” em sua vida profissional. O livro é simples e funcional. Ao folhear :mandicas, a sensação que se tem é de estar acessando o bloco de anotações de Mandic, já que muitas das frases são fruto do que ele leu, ouviu e observou em livros, filmes, reuniões, palestras e conversas com amigos. Ou seja, ele compartilha com o leitor idéias e pensamentos que aplicou ao longo de sua trajetória.
Fonte: http://blog.colunaextra.com.br
O livro Mandicas
'Mandicas' é um livro composto por 167 frases que representam a maneira de pensar e agir de de Aleksandar Mandic. O empreendedor selecionou algumas frases ditas por empresários e pessoas renomadas da história, que lhe serviram como filosofia de vida e que o ajudaram a alcançar o sucesso. Em cada livro que lê, palestra que assiste, filme que vê, e conversas que tem com os amigos, ele presta bastante atenção àquilo que é dito, e anota as frases mais interessantes para lhe servirem de guia. Sem meias-palavras, mas com frases inteiras, longas ou mesmo curtíssimas, Mandic mostra que os ditos podem virar ditados e que as palavras podem ser um grande estímulo para uma vida de sucesso.
Fonte: www.livrariacultura.com.br
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
+ Leitura - Memórias de um Sargento de Milícias
Leonardo, o futuro sargento de milícias, filho de Leonardo-Pataca e de Maria Hortaliça é o resultado das pisadelas, beliscões e outros atos similares praticados pelo casal de imigrantes portugueses durante a travessia do Atlântico rumo ao Rio de Janeiro.
Maria-da-Hortaliça sente enjôos logo ao desembarcar e sete meses depois nasce um robusto menino, batizado com o nome do pai. A parteira - a comadre - e o barbeiro - 'de defronte' foram os padrinhos do herói, que passa junto aos pais os primeiros anos da infância. Leonardo-Pataca, que se tornara meirinho, confirma certo dia as suspeitas de que sua mulher não mantinha a mesma fidelidade que ele durante a viagem.Em consequência, briga com ela, expulsa de casa o garoto com um enérgico pontapé e sai em busca de consolo. Ao retornar à tarde, em companhia do compadre e padrinho do menino, é informado de que Maria-da-Hortaliça, saudosa da pátria, tinha fugido e embarcado novamente, rumo a Portugal, a convite do capitão de um navio que partira pouco antes. Logo a seguir, Leonardo-Pataca vai viver com uma cigana, que, por sua vez, também o abandona.
Enquanto isso, Leonardo, o filho, adotado pelo padrinho, que muito se afeiçoara a ele, vai crescendo e a cada dia se revela mais briguento e travesso, prenunciando futuros envolvimentos com o famoso major Vidigal, que era o terror de todos os malandros e baderneiros da época.
O padrinho, com infinita paciência, tenta encaminhar o menino na prática da religião para qual este não revela grandes pendores. Coloca-o na escola e o ensina a ajudar a missa. Se na escola se revela um péssimo aluno e colega, na Igreja da Sé, onde consegue ser sacristão, vê a melhor oportunidade para grandes travessuras, como o experimenta o mestre-de-cerimônias. Este, um padre de meia idade, virtuoso por fora, mas bastante diferente por dentro, envolve-se com uma cigana, a mesma, aliás, com quem Leonardo-Pataca vivera depois da fuga de Maria-da-Hortaliça. O sacristão se vinga das reprimendas que sofre por suas constantes travessuras levando os fiéis a tomarem conhecimento dos fatos, o que faz com que seja expulso e deixe a igreja da Sé.
Para desgosto do padrinho e da madrinha, que queriam encaminhá-lo em uma profissão, Leonardo não demonstra qualquer interesse. Prefere a vida livre das brincanagens. Certo dia, em casa de Dona Maria, uma mulher das vizinhanças, conhece a sobrinha desta, Luisinha, sua futura mulher. Até que o casamento se realizasse, porém, muita coisa, iria acontecer. Leonardo-Pataca, depois de vencer o mestre-de-cerimônias na disputa pela cigana, é abandonado novamente por esta e passa a viver com a filha da parteira, Chiquinha. Daí nascem uma filha e grandes confusões, pois Chiquinha e Leonardo se detestavam e a parteira é chamada continuamente para serenar os ânimos. Por esta época aparece em cena José Manuel, um rival do futuro sargento de milícias em seu amor por Luisinha. Apesar dos esforços da comadre para afastá-lo do caminho, ela não tem sucesso. Além disso, a morte do padrinho e as contínuas brigas com Chiquinha fazem com que Leonardo saia de casa e passe a vagabundear pelos subúrbios da cidade, quando conhece Vidinha, uma mulata sensual, de olhos pretos e lábios úmidos, pela qual se apaixona imediatamente. Como Vidinha tinha outros pretendentes, cria-se grande confusão, o onipresente major Vidigal intervém e Leonardo consegue fugir, deixando-o furioso. Mas a vida continua e, com proteção da comadre, Leonardo entra para as hostes do major Vidigal, não revelando, naturalmente, grande amor por esta nova profissão e passando boa parte de seu tempo na prisão por indisciplina. Sempre com a proteção da comadre, que recorre à ajuda de Maria Regalada, um antigo amor de Vidigal, Leonardo supera todas as adversidades, chegando ao posto de sargento de milícias.
Assim, o final feliz se aproximava. José Manuel, o rival de Leonardo no amor por Luisinha, revela-se péssimo marido e, além do mais, morre providencialmente, deixando-a viúva e livre para casar com o sargento de milícias. Passando o tempo indispensável do luto, Leonardo, em uniforme da tropa, recebe Luisinha como mulher, na mesma igreja da Sé que fora palco de suas grandes travessuras como sacristão. A lei de um ser humano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
terça-feira, 8 de setembro de 2020
+ Leitura - Senhora
Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai,depois de perder seu irmão apaixona-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfaz a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando fica muito feliz, pois, na verdade, nunca deixou de amá-la. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter.
Personagens
Aurélia Camargo (Senhora) - Uma mulher diferente de todas as outras que naquela época viviam. Destacava-se pela sua beleza e pela sua maneira de agir e de pensar. Opunha-se a algumas regras determinadas pela sociedade que não lhe agradavam. Aurélia a todos pode dominar e tem tudo o que quer ter. Era educada, delicada, corajosa, elegante, informada, inteligente, experiente. Era com certeza, alguém que nasceu para a riqueza e para a alta sociedade, e talvez, a característica que consideramos a mais importante, que pode ser a explicação de seu sucesso no domínio das pessoas: a sua frieza e seu estimável auto-controle.
Fernando Seixas – Uma importante característica de Seixas é o enorme contraste entre a sua vida social que levava na alta sociedade e a que tinha em casa com sua família. Seixas era um homem de classe, que possui bens caríssimos, só disponíveis às pessoas da mais alta sociedade. Fernando era fino, nobre, elegante, educado e extremamente inteligente. Era um moço extremamente jovem e carinhoso, sabia perfeitamente como tratar as irmãs (que o bajulavam a toda hora e brigavam ciumentas por ele). Vale também dizer que Fernando possuía uma barba castanha e um bigode muito elegante.
Lemos – Era baixo, não muito gordo, mas rolho e bojudo como um vaso chinês. Era vivo, extremamente alegre e confiante. Lemos era ainda um velho otimista, principalmente nos negócios que costumava fazer, e sabia perfeitamente conduzir uma transação, mesmo que esta não se acomode em bons resultados de início, como foi o caso da sua conversa com Seixas pelo dote de cem mil contos de réis oferecidos por Aurélia.
Outros personagens
D. Firmina – mãe de encomenda de Aurélia que lhe fazia companhia nas festas e compras.
D. Emília – mãe de Aurélia e irmã de Lemos, a quem este abandonou por ter-se casado com Pedro Camargo.
Pedro Camargo – pai de Aurélia e filho natural do fazendeiro Lourenço Camargo, que deixa, ao morrer, uma herança à neta, Aurélia.
Pedro Camargo – pai de Aurélia e filho natural do fazendeiro Lourenço Camargo, que deixa, ao morrer, uma herança à neta, Aurélia.
Adelaide – Pelo dote que seu pai oferece tira Fernando Seixas de Aurélia, mas mesmo Torquato Ribeiro sendo pobre ela o amava e conseguiu casar-se com ele graças a Aurélia.
Torquato Ribeiro – moço bom, simples e humilde que procurou ajudar Aurélia nos vários momentos difíceis, quando pobre.
Eduardo Abreu – pretendente de Aurélia. Moço bom que custeou as despesas do enterro de sua mãe amada.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
Imagem: https://bibliotecaprt21.wordpress.com/2013/08/16/trailer-de-livro-senhora-de-jose-de-alencar/
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
+ Leitura - Médico ou Semideus
Dr. Robin Cook (Nova Iorque, 4 de maio de 1940) é um doutor e novelista americano que escreve sobre medicina e tópicos relacionados a saúde pública.
Ele é conhecido como o autor que combina romances a descrição do ambiente médico. Muitos de seus livros foram best-seller's na lista de Best-Seller's do New York Times. Muitos de seus livros, também foram citados na Reader's Digest.
Livro Publicado - Reader's Digest: Risco Calculado
Num hospital, fatos estranhos começam a acontecer, e doentes em fase final de tratamento morrem misteriosamente. Alguém tem o poder de vida e morte, e o está usando para a destruição, como um anjo vingador.
O horror médico e tecnológico, assustador por nos convencer de que poderemos ser nós mesmo as próximas e indefesas vítimas, caracteriza um novo gênero literário criado por um mestre da narrativa, Robin Cook. Como em seus livros anteriores, a ímbria de uma realidade tenebrosa é levantada: neste, a trágica incapacidade da medicina de se policiar a si mesma.
terça-feira, 1 de setembro de 2020
+ Leitura - Gincana da Morte
Ao se esconder da chuva naquele antigo bar do centro de São Paulo, Tim acabou ouvindo, na mesa atrás dele, uma conversa esquisita: dois homens sombrios planejavam o assassinato da Baronesa para conseguir a herança dessa simpática velhinha.
E isso não era tudo. O rapaz reconheceu um dos criminosos, o mesmo homem que tinha assaltado o escritório do simpático Dr. Barroso, onde ele trabalhava.
Agora, o negócio era a chance que o destino oferecia. Com a ajuda do investigador Toledo, Tim havia de fazer justiça. Mas não fazia ideia de que, ao entrar nessa perigosa aventura, começava a participar de uma gincana fatal. Para o perdedor, estava reservado um prêmio terrível: a morte.
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
+ Leitura - Decamerão
Com subtítulo de "Príncipe Galeotto", o Decamerão marca com certa nitidez o período de transição vivido na Europa com o fim da Idade Média, após o advento da Peste Negra - aliás é neste período de terror que a narrativa se passa.
Dez jovens (sete moças e três rapazes) fogem das cidades tomadas pela pandemia que dizimava impiedosamente o continente europeu ao se recolherem a uma casa de campo. Aconselhados por Pampinéia, a mais velha entre as mulheres, estabaleceram que escolheriam um chefe para o grupo para cada dia. Sendo ela a primeira escolhida, definiu: "(...)Para os que vierem depois, o processo de escolha será o seguinte: quando se vier aproximando a hora do surgimento de Vênus, no céu, à tarde, o chefe será, à vez de cada um, escolhido por aquele, ou aquela, que estiver comandando durante o dia.(...)"
O Decamerão, rompendo com a mítica literatura medieval, é considerada a primeira obra realista da literatura.
As circunstâncias descritas em Decamerão têm o senso medieval de numerologia e significados místicos. Por exemplo, é amplamente acreditado que as sete moças representam as Quatro Virtudes Cardinais (Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança) e as Três Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade). E mais além é suposto que os três homens representam a Divisão da Alma em Três Partes (Razão, Ira e Luxúria) da tradição helênica.
As moças tinham idade entre 18 e 28 anos, eram bonitas e de origem nobre, e seu comportamento honesto. Agrupadas por acaso na igreja de Santa Maria Novela, resolvem continuar juntas e logo surgem três moços, com idade a partir dos 25 anos, agradáveis e bem educados, que procuravam suas amadas, que eram 3 das moças ali reunidas.
Fonte: www.skoob.com.br
terça-feira, 25 de agosto de 2020
+ Leitura - Uma Janela para o Crime
Retornando para casa depois de morar um ano em Brasília, Lígia, jovem policial, descobre pelos jornais que o pai de sua amiga, proprietário de uma construtor., está desaparecido há meses, vítima de um seqüestro. Contratada pela amiga, Lígia investiga a vida dos suspeitos e vai acertando passo a passo o caminho para a resolução do crime.
Fonte: www.skoob.com.br
terça-feira, 11 de agosto de 2020
+ Leitura - Almanaque Ruth Rocha
O "Almanaque Ruth Rocha", de Ruth Rocha, é uma diversificada compilação de informações úteis destinada a todo tipo de leitor. O volume contém 12 capítulos, relativos a cada mês do ano. Na abertura de cada seção, consta a origem do nome do mês e notas astrológicas que falam sobre o Sol, a Lua e a Terra.
Ilustrado por 15 artistas brasileiros, o exemplar traz muitas histórias, brincadeiras, adivinhações, canções, experiências científicas, fatos históricos, folclore e curiosidades.
Uma pequena fortuna iconográfica sobre a vida da autora estampa as últimas páginas do almanaque.
Fonte: http://livraria.folha.com.br
quinta-feira, 6 de agosto de 2020
+ Leitura - Saga
Saga é um romance escrito por Érico Veríssimo
O livro é uma reflexão sobre a guerra. O personagem principal, Vasco Bruno, é um brasileiro que se alista nas Brigadas Internacionais.
Narrado em primeira pessoa, como se fosse um "diário de experiências", que fala dos acertos e desacertos do protagonista, como combatente na Guerra Civil Espanhola.
Depois de seu retorno da guerra, o personagem trava lutas psicológicas de adaptação à sociedade já em paz, que não ficou da forma em que ele e seus camaradas a tinham imaginado, e sim bem diferente e de uma forma imaginável anteriormente, e acaba por descobrir que só o contato com a terra poderá lhe devolver a paz e a tão sonhada felicidade, nas coisas simples e no retorno à natureza e longe da política e das ideologias políticas e dos camaradas.
Devemos notar que o termo "saga", de conotação "anglo-saxônica(inglesa e/ou germânica)", sempre tem um "viés-real", diferente do que se entende por "lenda" (que costuma ser de pura fantasia, e/ou imaginação do autor).
Dizem os diversos entendidos em Literatura, nos compêndios universitários e acadêmicos, que Érico Veríssimo se inspirou no primeiro imperador brasileiro (Dom Pedro Primeiro de Órleans e Bragança) como o seu personagem fictício central, para escrever nesse livro; nas reflexões das guerras, escritas por esse autor.
Pois, em Portugal, depois de suas lutas já como Pedro IV, e já coroada Dona Maria da Glória, sucessora e sua filha, quando morreu doente, o seu diário em Portugal como general foi publicado, tendo-se diversas passagens semelhantes ao do personagem central do seu livro.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
+ Leitura - O Guia de sobrevivência a Zumbis – Proteção total contra os mortos-vivos
Não estamos mais falando de uma situação hipotética, eles realmente existem. Os Zumbis estão à solta pelo mundo e agora a palavra de ordem é Sobrevivência!
Tudo o que lemos e assistimos sobre ataques de necrófilos não é mais ficção e você pode ver um episódio de The Walking Dead aí da sua janela. O que fazer?
Max Brooks nos traz, literalmente, um Guia de Sobrevivência a um Apocalipse Zumbi. Este livro que deu origem à HQ O Guia de Sobrevivência a Zumbis: Ataques Registrados , nos mostra como lidar com essa situação jamais imaginada em nossas vidas.
E se você não acredita que a existência de Zumbis seja algo provável, depois de ler o livro certamente vai rever os seus conceitos. Notícias do cotidiano e até fatos históricos (como o hábito cultural dos egípcios tirarem o cérebro dos mortos antes da mumificação) podem te fazer mudar de opinião mais rápido que você pensa!
Além de traçar um perfil dos mortos vivos, mostrando como eles se comportam e o que os chama a atenção, é também explicado um pouco sobre o Solanum, vírus que deu origem à essa praga. Além disso, Brooks nos mostra como nos prepararmos para uma infestação iminente ou até quando esta já estiver instalada.
Desde armamentos pesados e espadas específicas – como a espada shaolin – até os utensílios domésticos. Tudo pode ser utilizado para se proteger dessa praga e ele nos orienta como e principalmente quando agir, ou seja, AGORA!
O conteúdo do livro é de uma riqueza imensurável, principalmente pelo detalhamento de cada arma, proteção, alimento, ou preparo psicológico necessários. O seu único pecado, a meu ver, é que a leitura é maçante. Talvez porque a riqueza de detalhes o torne monótono. Afinal, é um guia, um manual. E nós não cultivamos muito o hábito de ter esse tipo de leitura.
O que te leva a seguir em frente, mesmo se não achar que a leitura está fluindo tão bem é o tema. Sim, os Zumbis! Como eles se espalharam? Quando começou? O que são? Como agir? Há cura?
Todas essas questões são levantadas ao longo do livro e são, de certa forma, respondidas. Algo que me intrigou profundamente é que Brooks faz uma diferenciação entre Zumbis infectados pelo Solanum e Zumbis criados da magia negra (Aqueles provindos de um feitiço vodu que faz com que os mortos se levantem de suas tumbas). Achei bem interessante até porque, se formos analisar os filmes e séries que abordam essa temática, vamos perceber que eles fundem essas duas criaturas em uma só. O que torna tudo mais aterrorizante ainda!
Depois de abordar cada etapa necessária à nossa sobrevivência nesse ambiente hostil, o autor nos relata casos ‘reais’ de possíveis focos de ataques dessas criaturas de forma isolada em cada canto do mundo. De ataques inesperados a Teorias da conspiração, o aparecimento do Zumbis é algo medonho!
Fazendo um recorte bem pessoal, achei interessante que ao nos mostrar as formas de sobrevivência a um ataque, Brooks evidencia a nossa dependência tecnológica. Seja a energia, as comidas industrializadas ou o carro como meio de locomoção. Tudo isso será deixado para trás e teremos que viver com o mínimo, o necessário. Será que nós, filhos de uma sociedade de consumo interdependente conseguiremos sobreviver?
Trabalhar em grupo para a sobrevivência da comunidade e divisão igualitária de tarefas e responsabilidades é a palavra de ordem. E pra mim fica a pergunta: Será mais difícil sobreviver aos Zumbis ou a nós mesmos?
Fonte: http://criticaconsciente.wordpress.com
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Veja cinco livros de Agatha Christie que você deveria ler
O dia 15 de setembro de 2015 marcou o 125º aniversário do nascimento da "Rainha do Crime", a britânica Mary Clarissa Miller, conhecida mundialmente como Agatha Christie. De acordo com autores e o público do país em que nasceu, ela é a melhor escritora de romances policiais de todos os tempos.
Para muitos leigos e também especialistas, Agatha Christie é a melhor escritora de romances policiais de todos os temposFoto: Reprodução
Com 66 romances policiais, seis romances, 14 contos e várias execuções no teatro, a autora vendeu mais de 2 bilhões de livros, que lhe permitiram entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a romancista mais vendida de todos os tempos.
Embora em seus primeiros anos como escritora várias editoras tenham se recusado a publicar seus livros, ela já começou a carreira no mundo das letras com sucesso em 1920 com "O Misterioso Caso de Styles", no qual apresentou seu personagem mais icônico, o detetive belga Hercule Poirot.
Todos os outros sucessos vieram na sequência. Para comemorar o 125º aniversário do nascimento desse verdadeiro ícone da literatura mundial, o Terra listou cinco dos tantos livros da escritora que você já deveria ter lido:
"O Assassinato de Roger Ackroyd" (1926) Seu primeiro grande sucesso veio com este livro, em que Hercule Poirot é chamado para resolver o assassinato do Sr. Ferrars e o suicídio da Sra. Ferrars, bem como a morte do suposto amante da senhora, Roger Ackroyd. Em 2013, o trabalho foi votado como o melhor texto de romance policial de todos os tempos pela Associação de Escritores de Cinema, e seu final é considerado um dos mais surpreendentes de toda a coleção de Agatha Christie.
"Morte no Nilo" (1937)
Hercule Poirot retorna para estrelar este romance que leva o leitor em um cruzeiro pelo rio Nilo. Nele, uma mulher jovem e rica é assassinada a sangue-frio e sem explicação. Durante a investigação, outros assassinatos acontecem e mais evidências não param de surgir.
"Assassinato no Expresso do Oriente" (1939)
Este é um dos romances mais importantes da obra de Agatha Christie, mais um estrelado pelo famoso detetive belga Hercule Poirot. Em suas viagens no lendário trem Expresso do Oriente, onde conheceu seu segundo marido, Agatha Christie se inspirou para escrever este romance em que Poirot precisa resolver o misterioso assassinato de um milionário americano, que foi esfaqueado dentro de um dos vagões. As pistas contraditórias e o grande número de suspeitos fazem desta uma caçada emocionante.
"O Caso dos Dez Negrinhos" ou "E Não Sobrou Nenhum" (1939) Este é o trabalho considerado como best-seller da autora britânica até hoje, com 100 milhões de cópias vendidas, tornando-se um dos romances mais vendidos de todos os tempos. O livro conta a história de dez pessoas que se envolveram nas mortes de outras no passado, mas conseguiram escapar da Justiça. Todos são convidados a passar um fim de semana em uma ilha, só os dez, e lá começam a ser assassinados um por um.
"Convite para um Homicídio" (1950) A investigação do assassinato deste livro é feita por Miss Marple, uma velhinha simpática com veia de detetive e protagonista de mais de dez livros de Agatha Christie. Durante uma manhã tranquila no pequeno vilarejo de Chipping Cleghorn, um anúncio no jornal local deixa os habitantes atônitos: todos são convidados a presenciar um homicídio. Todos imaginam ser apenas uma brincadeira e comparecem em peso ao lugar indicado, sem estar preparados para o que iria acontecer. Mais uma obra com um final inesperado e que dá ao leitor a possibilidade de várias situações e momentos bizarros.
Fonte: https://noticias.terra.com.br
Com 66 romances policiais, seis romances, 14 contos e várias execuções no teatro, a autora vendeu mais de 2 bilhões de livros, que lhe permitiram entrar no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a romancista mais vendida de todos os tempos.
Embora em seus primeiros anos como escritora várias editoras tenham se recusado a publicar seus livros, ela já começou a carreira no mundo das letras com sucesso em 1920 com "O Misterioso Caso de Styles", no qual apresentou seu personagem mais icônico, o detetive belga Hercule Poirot.

O detetive Hercule Poirot no filme "Assassinato no Expresso do Oriente"
Foto: Anglo-EMI Film Distributors
"O Assassinato de Roger Ackroyd" (1926) Seu primeiro grande sucesso veio com este livro, em que Hercule Poirot é chamado para resolver o assassinato do Sr. Ferrars e o suicídio da Sra. Ferrars, bem como a morte do suposto amante da senhora, Roger Ackroyd. Em 2013, o trabalho foi votado como o melhor texto de romance policial de todos os tempos pela Associação de Escritores de Cinema, e seu final é considerado um dos mais surpreendentes de toda a coleção de Agatha Christie.
"Morte no Nilo" (1937)
Hercule Poirot retorna para estrelar este romance que leva o leitor em um cruzeiro pelo rio Nilo. Nele, uma mulher jovem e rica é assassinada a sangue-frio e sem explicação. Durante a investigação, outros assassinatos acontecem e mais evidências não param de surgir.
"Assassinato no Expresso do Oriente" (1939)
Este é um dos romances mais importantes da obra de Agatha Christie, mais um estrelado pelo famoso detetive belga Hercule Poirot. Em suas viagens no lendário trem Expresso do Oriente, onde conheceu seu segundo marido, Agatha Christie se inspirou para escrever este romance em que Poirot precisa resolver o misterioso assassinato de um milionário americano, que foi esfaqueado dentro de um dos vagões. As pistas contraditórias e o grande número de suspeitos fazem desta uma caçada emocionante.
"O Caso dos Dez Negrinhos" ou "E Não Sobrou Nenhum" (1939) Este é o trabalho considerado como best-seller da autora britânica até hoje, com 100 milhões de cópias vendidas, tornando-se um dos romances mais vendidos de todos os tempos. O livro conta a história de dez pessoas que se envolveram nas mortes de outras no passado, mas conseguiram escapar da Justiça. Todos são convidados a passar um fim de semana em uma ilha, só os dez, e lá começam a ser assassinados um por um.
"Convite para um Homicídio" (1950) A investigação do assassinato deste livro é feita por Miss Marple, uma velhinha simpática com veia de detetive e protagonista de mais de dez livros de Agatha Christie. Durante uma manhã tranquila no pequeno vilarejo de Chipping Cleghorn, um anúncio no jornal local deixa os habitantes atônitos: todos são convidados a presenciar um homicídio. Todos imaginam ser apenas uma brincadeira e comparecem em peso ao lugar indicado, sem estar preparados para o que iria acontecer. Mais uma obra com um final inesperado e que dá ao leitor a possibilidade de várias situações e momentos bizarros.
Fonte: https://noticias.terra.com.br
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
+ Leitura - Godó, o bobo alegre
Godó, o bobo alegre, um menino fora do normal... A cabecinha do menino Godó não era normal. Por isso, todos o ridicularizavam. Só que o coração de Godó também não era normal: era muito melhor do que o dos outros!
Texto emocionante, mágico, que retrata a situação de quem não nasceu igual a todo mundo.
Pedro Bloch
domingo, 2 de agosto de 2020
+ Leitura - O PODER DOS QUIETOS
Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar.
“Nossa cultura tornou uma virtude viver apenas como extrovertidos. Desencorajamos a jornada interior, a busca por um centro. Então perdemos nosso centro e temos que encontrá-lo novamente”.
Anaïs Nin.
A introversão (ação ou resultado de se voltar para si mesmo) é o tema desse livro escrito pela também, confessadamente introvertida, Susan Cain, que descreve através de exemplos bastante conhecidos (Albert Einstein, Frederick Chopin, Al Gore, Steven Spielberg, Bill Gates, entre outros), que mesmo pessoas introvertidas, obtiveram sucesso em um mundo onde a extroversão e o fascínio em aparecer é muito mais valorizado e reverenciado. Diametralmente oposto a esse conceito o representante é o best-seller Como fazer amigos e influenciar pessoas de Dale Carnegie, que publicado em 1936, vem desde então ensinando às pessoas que sorrir sempre que possível, dizer alguma agradável e lembrar sempre o nome das pessoas é o segredo para se destacar, ou seja, os extrovertidos influenciam e tem maiores chances de sucesso que aqueles que falam pouco, não se sentem confortáveis com a exposição ou preferem o anonimato.
A extroversão assim como o seu oposto, devem ser encaradas como características pessoais e não algo, como no caso da introversão, como um defeito que deveria ser “consertado”, o interessante nesse livro é que a autora se debruça sobre dados estatísticos e em pesquisas psicológicas e neurobiológicas revelando, por exemplo, que aproximadamente setenta por cento dos escritórios nos EUA favorecem àqueles que gostam de se expor, já que não possuem divisórias ou paredes, para desespero dos introvertidos que preferem ambientes mais reservados, ou um estudo da Universidade da Califórnia revelando que pessoas introvertidas possuem uma tendência maior à criatividade e quando são respeitados e não pressionados conseguem desenvolver a liderança perfeitamente bem, quando comparados com um perfil mais extrovertido.
Pessoas extrovertidas gostam de se expor, os introvertidos preferem pensar e demoram mais a apresentar suas ideias, diferente do tímido que sofre com a exposição, o introvertido necessita de tempo e segurança para isso, encara compromissos sociais e não é avesso aos relacionamentos, embora seja mais seletivo, principalmente na fala, mais contida e menos verborrágica, ou seja, é mais reflexivo e cuidadoso sendo, portanto, menos influenciável, o que, sem dúvida são valores positivos a serem considerados e realçados.
Na contramão da corrente atual, que promove e valoriza o indivíduo que se expõe e que gosta de ficar “sob os holofotes”, o livro vai pontuando que a introversão pode ser um aliado poderoso, uma característica que não precisa ser escondida ou rejeitada, especialmente por aqueles que a possuem, no mundo do sucesso instantâneo e da exposição midiática narcísica também existe um espaço digno e confortável (como não poderia deixar de ser, sob o ponto de vista introvertido), para os mais reservados que também precisam ser ouvidos e respeitados e que não devem temer comparações podendo se desejar, opinar e, porque não, também experimentarem a vez de emitir suas opiniões e comentários, sem que isso soe como algo esquisito ou modesto, mas simplesmente diferente. Aproveitar esse potencial e não envergonhar-se dele passa a ser um desafio e uma busca para aqueles que se identificam com isso. Imaginemos como se beneficiariam disso muitas crianças que sendo introvertidas, são estimuladas a tantos constrangimentos e dificuldades nas escolas e nos encontros sociais quando através da comparação com outros colegas extrovertidos mostram-se desengonçadas e menos participativas, uma espécie de bulling social, utilizando um termo atual, que vem chamando atenção de pais e educadores, pois bem, essa observação também deveria ser conferida, afinal trata-se de outro paradigma que, com calma e em silêncio, precisaria ser devidamente identificado e, principalmente respeitado. Afinal, educar crianças quietas em um mundo que não consegue ouvi-las ou não se dispõe a compreendê-las é um desafio e uma tarefa que precisa ser desenvolvida, essa é a proposta da autora.
José Carlos Neves Machado.
Fonte: http://casaderafael.blogspot.com.br
sábado, 1 de agosto de 2020
+ Leitura - Amor de Perdição
Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertencem a famílias distintas, que se odeiam. Moradores de casas vizinhas, em Viseu, acabam por se apaixonar e manter um namoro silencioso através das janelas próximas. Ambas as famílias, desconfiadas, fazem de tudo para combater a união amorosa. Tadeu de Albuquerque (o pai de Teresa), após recorrentes tentativas de casar sua filha a um primo acaba por interná-la num convento. Após luta travada com os criados do primo de Teresa, Simão Botelho permanece na casa de um ferreiro devedor de favores ao seu pai. A filha do ferreiro, Mariana, acaba também por se apaixonar por Simão, constituindo um triângulo amoroso. Teresa e Simão mantêm contacto por cartas. Este, numa tentativa de resgatar Teresa do convento, acaba por balear o primo de Teresa, Baltasar, e é condenado à forca. Mais tarde, as influências de seu pai, antigo corregedor, irão mudar a pena para dez anos de degredo na Índia. Ao embarcar, vê Teresa, que morre de desgosto. Nove dias depois, doente, Simão acaba por morrer também, e no momento em que vão lançar o corpo ao mar, Mariana, filha do ferreiro, lança-se ao mar.
Camilo Castelo Branco
Camilo, o Romântico Incorrigível
Há uma relação fundamental entre a vida de Camilo Castelo Branco e o que ele projeta como ficção em suas novelas. Para criar seus personagens, muitas vezes o autor transfere sua vivência aos protagonistas. Considerado o maior prosador romântico da Língua Portuguesa, Camilo Botelho Castelo Branco teve uma vida atribulada e de final trágico, bem ao gosto dos heróis românticos que elaborou.
Fonte Wikipédia
Assinar:
Postagens (Atom)




















