quinta-feira, 11 de junho de 2020

Paulo Gustavo, Lady Gaga... Veja famosos que cederam suas redes sociais para debater sobre o racismo



Muitos famosos usaram suas redes sociais para se posicionar contra o racismo desde que protestos do movimento #BlackLivesMatters (#VidasNegrasImportam, em português) eclodiram nos Estados Unidos e no Brasil. Para ajudar na conscientização da população, alguns artistas resolveram dar um passo a mais e ceder seus perfis com milhões de seguidores para escritores e ativistas negros poderem compartilhar seu conteúdo com um novo público. Aqui no Brasil, o ator e comediante Paulo Gustavo foi um dos primeiros a tomar a atitude, mas não foi o único. Veja abaixo uma lista de famosos que vão emprestar suas contas para fomentar discussões sobre questões raciais.


Paulo Gustavo
O comediante anunciou na terça-feira que, para ajudar, durante um mês, sua conta será cedida para a escritora e filósofa Djamila Ribeiro. Paulo Gustavo tem 13 milhões de seguidores em seu Instagram. A ativista, inclusive, já fez a primeira publicação na conta dele.


Ingrid Guimarães

A atriz, que interpreta Elvira em "Novo mundo", se juntou à iniciativa e entregou sua conta no Instagram para o youtuber e ativista Spartakus. Na quinta-feira, ele fez uma live sobre genocídio negro e eugenia e vai continuar levando outros intelectuais para debater sobre o racismo no perfil de Ingrid.


Paola Carosella

A chefe e jurada do "Masterchef" emprestou suas contas nas redes sociais para a ativista e bacharel em direito Winnie Bueno falar sobre questões raciais e de gênero. No Twitter de Paola, que tem mais de um milhão se seguidores, já foram compartilhadas algumas dicas de livros de escritoras negras.


Lady Gaga

A partir desta sexta-feira, Lady Gaga vai entregar sua conta do Instagram para as ONGs que combatem o racismo que ela doou dinheiro recentemente. A cantora também se comprometeu a publicar histórias e conteúdos sobre a comunidade negra em todas as suas redes sociais a partir de agora.


Selena Gomez
Tentando combater o racismo com informação, a cantora vai convidar líderes influentes negros para assumir seu Instagram e falar com seus 179 milhões de seguidores. A primeira foi Alicia Garza, co-criadora do #BlackLivesMatter.


Shawn Mendes
O cantor também se juntou à iniciativa e anunciou nesta sexta-feira que decidiu entregar seu Instagram a jovens negros na linha de frente da luta contra o racismo. A primeira convidada é Zyahna Bryant, ativista estudantil e organizadora de uma petição que pediu a remoção da estátua do general Robert Lee da cidade de Charlotesville, no estado americano de Virgínia. Na época, a cidade foi palco de diversas manifestações de supremacistas brancos, que protestavam contra a retirada do monumento. Na Guerra de Secessão, Lee foi comandante dos exércitos confederados, que resistiam ao fim da escravidão.





Imagem: https://amazonas1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário