O volume Crônicas 2, da reformulada coleção "Para Gostar de Ler", reúne quatro grandes escritores brasileiros: Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade. Cinco temas englobam as crônicas apresentadas: casa, trabalho, condução, escola e rua.
Fuga, texto de extrema qualidade de Fernando Sabino que abre o livro, aborda a consciente rebeldia de uma criança de apenas três anos diante da rigidez descabida do pai.
Já Flor-de-maio, de Rubem Braga, é uma crônica que fala da lendária "natureza ecológica" do próprio autor, que se mostra indiferente a diversos acontecimentos de um dia de redação de jornal para centrar sua atenção num fato: o desabrochar da flor-de-maio.
Outros momentos prazerosos são proporcionados por Carlos Drummond de Andrade, como em Diploma: rapaz humilde quer dar um presente totalmente inusitado a sua genitora no Dia das Mães.
E, para completar, há ainda as crônicas de Paulo Mendes Campos. Ele nos brinda, por exemplo, com Mendigo, em que diz: "Houve um homem de fato bom, cem por cento bom. Chamava-se Jesus Cristo. Mas o senhor viu o que fizeram com ele?!".
No final de Crônicas 2, os leitores encontrarão as seções Conhecendo os autores e Referências bibliográficas. Para os professores, um roteiro de atividades está encartado no volume.


Nenhum comentário:
Postar um comentário