sábado, 2 de maio de 2020

O uso de telas por crianças pode ser positivo, diz escritora


Com a difusão de smartphones e tablets, muito se discute a influência desses aparelhos em crianças que passam tempo demais à frente da tela. Segundo Nicole Dreiske, diretora executiva do International Children's Media Center e autora de livros sobre mídia infantil, é possível fazer com que esse tempo se torne positivo no desenvolvimento da criança. "É preciso usar as telas para criar pensamento crítico nas crianças," Dreiske afirmou.

Ela foi uma das palestrantes do primeiro dia do ExO World Summit 2020, evento digital que reuniu pensadores de diversas áreas para falar sobre inovação e tendências. Ela também criou um projeto chamado "Screen Smart", que ajuda pais e educadores a usar tecnologia na educação infantil.

O novo coronavírus se tornou foco do evento, com a pandemia afetando a relação das crianças com os dispositivos. Escolas, fechadas por conta do surto, ministram aulas online, aumentando ainda mais o tempo à frente da tela.

Dreiske alerta que pais e filhos conversam pouco a respeito de como usar o tempo em frente às telas. Apenas reclamar e restringir o uso não basta. Agindo dessa forma, os pais não estabelecem relação entre o que a criança assiste e o mundo de fora, disse.

O primeiro passo, então, é a comunicação. A escritora incentiva os pais a conversar com os filhos sobre os uso de tecnologia para garantir que se crie uma conexão com o mundo real. A criança não deve ser usuária passiva de um tablet ou smartphone, e sim ter papel ativo quando passa seu tempo à frente de telas.

De acordo com Dreiske, os benefícios podem ir além apenas da absorção de conteúdo. Ela afirma que o Screen Smart já ajudou mais de 10 mil crianças, com aumento de 70% em suas habilidades cognitivas, além de ajudar na alfabetização e no foco. A escritora acredita que um grande benefício do bom uso dos dispositivos é aumentar a empatia, ao colocar a criança em contato com seus próprios sentimentos e os de outras crianças.





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