sábado, 1 de fevereiro de 2020

Silviano Santiago ganha o Prêmio Casa de Las Americas

Silviano Santiago escreveu sobre Drummond, Caetano e José de Alencar (foto: Maria Tereza Correia/EM) 

O escritor mineiro Silviano Santiago ganhou o prêmio Casa de Las Americas, com o livro

'Uma literatura nos trópicos', na categoria ensaio. Outra vencedora foi a antropóloga carioca Aparecida Vilaça com o livro 'Paletó e eu – Memórias de meu pai indígena', na categoria literatura brasileira.

O livro de Santiago, lançado originalmente em 1979, foi reeditado no ano passado pela Cepe Editora. Analisa a obra de Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar, Caetano Veloso e Sérgio Sant'Anna. 'Paletó e eu', de Aparecida Vilaça, editado pela Todavia, aborda a relação da autora com o indígena wari Watakao, que morreu aos 85 anos, em 2017. Os dois conviveram quando a antropóloga morou em aldeias de Rondônia, nos anos 1980.

Considerado um dos prêmios mais importantes da América Latina, o prêmio completa seis décadas este ano. Esta edição premiou também autores de Cuba, México, Porto Rico, Martinica, Guatemala, Argentina e Chile.





Nenhum comentário:

Postar um comentário