domingo, 6 de outubro de 2019

Fernanda Young recebe indicação póstuma no Prêmio Jabuti 2019



Foram anunciados nesta quinta-feira, 3, os finalistas do 61.º Prêmio Jabuti - a primeira edição depois que uma mudança drástica no regulamento, feita pelo então curador Armando Bagolin, dividiu a opinião de profissionais do livro e acabou em bate-boca. Este ano foram feitos novos ajustes no regulamento e o Jabuti, o mais abrangente prêmio do mercado editorial, vai premiar trabalhos em 19 categorias, divididas nos eixos Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

Entre os finalistas estão Fernanda Young, que morreu em agosto, aos 49 anos, cujo "Pós-F: Para Além do Masculino e do Feminino" concorre na categoria crônica, e Elvira Vigna, com seu livro de conto póstumo "Kafkianas". E ainda: Marcelino Freire, Geovani Martins, André de Leones, Emilio Fraia, Lucia Hiratsuka (em infantil e em juvenil), Tiago Ferro, Ana Paula Maia e Juliana Leite, entre tantos outros.

Em 2019, o Jabuti recebeu 2.103 inscrições. No ano passado, foram inscritas 1.963 obras, um número 15% mais baixo do que o registrado em 2017 (2.346), segundo a Câmara Brasileira do Livro. Vale lembrar que entre 2017 e 2018 o número de categorias caiu de 29 para 18.

Até 2017, o Jabuti anunciava, nesta época, a lista de vencedores, em vez da lista de finalistas. E, no dia da premiação, eram conhecidos apenas os vencedores das categorias Livro do Ano de Ficção e Livro do Ano de Não Ficção. No ano passado, isso mudou: passaram divulgar uma lista de finalistas antes e o vencedor de cada categoria foi conhecido durante a cerimônia de premiação, quando foi anunciado, também, um único ganhador do Livro do Ano (independentemente se de ficção ou não ficção) - o poeta independente Mailson Furtado.

Agora foi feita uma nova mudança. No dia 31 de outubro, os organizadores anunciam uma nova lista de finalistas, com 5 nomes em cada categoria. E, novamente, os vencedores de cada uma delas, que recebem R$ 5 mil e a estatueta, além dos ganhador do Livro do Ano, que ganha R$ 100 mil, serão anunciados na cerimônia do dia 28 de novembro, no Auditório do Ibirapuera.

Sob a curadoria do editor Pedro Almeida, o Jabuti 2019 presta homenagem à escritora Conceição Evaristo, escolhida como a Personalidade Literária do ano. O conselho curador é formado por Mariana Mendes, Camile Mendrot, Cassius Medauar e Marcos Marcionilo.




Fonte: www.folhavitoria.com.br      

Nenhum comentário:

Postar um comentário