"Diferentes Heróis, Diferentes Caminhos", de Hans Christian Andersen (Foto: Divulgação)
A ideia é ‘esquecer’, literalmente, os livros em pontos diversos da cidade para que alguém encontre e leve a publicação para ler. A ação faz parte do projeto “Livros para voar”, dentro do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural da cidade (Fenig). Quem encontrar o livro, após aproveitar a leitura, pode “esquecê-lo” em algum local da cidade, para que outra pessoa desfrute a leitura. Em 2018, 140 pessoas foram alcançadas pela ação. Os livros contêm um marcador com a logo do projeto, e todos contam com um adesivo que traz as instruções sobre a ação, para fortalecer a circulação das publicações.
O livro deste mês, “Diferentes Heróis, Diferentes Caminhos”, reúne textos do gênio da literatura infantil, o dinamarquês Hans Christian Andersen, e outros especialmente escritos para a temática, por Bartolomeu Campos de Queirós, Celso Sisto, Graziela Bozano Hetzel e Marina Colasanti. Entre as grandes obras de Andersen estão “O Patinho Feio” e “A Roupa Nova do Rei”. O autor retratava comportamentos e estruturas sociais, e refletia em seus contos as relações de poder e a necessidade de igualdade de direitos que deveria reger a relação entre as pessoas.
O Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita recebe doações de livros. Quem quiser desapegar pode entrar em contato com a Fenig pelo telefone 21 97215 1908.
Fonte: www.jb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário