quarta-feira, 31 de julho de 2019

Livros de psicologia: 5 opções para quem quer conhecer a área


Os livros de psicologia são uma ótima oportunidade para os interessados no curso de Psicologia conhecerem a área que desejam atuar. Alguns estudantes preferem conhecer melhor alguns conceitos e pensadores da psicologia como uma forma de se familiarizarem com essa importante ciência. O E+B Educação separou algumas obras que podem auxiliar quem está em dúvida sobre qual profissão seguir. Confira:


Psicologias – Uma introdução ao estudo da Psicologia (2009)

Escrito por Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado e Maria de Lourdes Trassi Teixeira, o livro é uma ótima opção para quem deseja entender o que é psicologia. Sem perder o rigor técnico, a obra conta com uma linguagem direta e coloquial, o que facilita o entendimento de quem não tem tanto contato com a área. O livro aborda os diferentes desdobramentos históricos da psicologia até chegar aos temas da atualidade.


O Mal-Estar na Civilização (1930)

Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise, é um dos principais nomes da história da psicologia. Seus estudos sobre culpa, sexualidade, civilização, indivíduo x sociedade e repressão de instintos estão reunidos nessa obra, considerada um dos clássicos da área. Para o autor, o mal-estar produzido pela sociedade vem do embate entre os impulsos dos homens e a civilização.


O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu (1985)

Com um título um pouco incomum, o livro 'O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu' foi escrito pelo neurologista Oliver Sacks e conta os casos de pacientes diagnosticados com diferentes tipos de distúrbios. O nome da obra vem do caso de um homem que pegava na cabeça da esposa acreditando ser um chapéu. Ele sofria de um transtorno chamado de prosopagnosia, que quando a parte do cérebro que não reconhece rostos não é desenvolvida e a pessoa passa a ter uma espécie de "cegueira para feições".


O Livro da Psicologia

A história e desdobramentos da Psicologia ao longo dos anos é descrito na obra 'O livro da Psicologia'. Com gráficos e diferentes esquemas visuais, o livro traz cientistas e psicólogos e as suas contribuições para o desenvolvimento dessa ciência. A obra é uma importante contribuição ao estudo da psicologia, além de instigar o leitor a buscar o autoconhecimento.


Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

A obra de Daniel Kahneman recebeu críticas positivas ao redor do mundo, além de importantes prêmios. O livro traz importantes considerações sobre a forma como pensamos, que o autor divide em dois tipos: um rápido e emotivo e outro mais lento e mais árduo. Para o autor, constantemente somos levados a escolher a primeira opção e pensamos de forma mais rápida. Por conta disso, é comum nos precipitarmos e tomarmos decisões errôneas no calor da emoção.






Fonte: www.educamaisbrasil.com.br       Por Gabriele Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário