domingo, 28 de julho de 2019

+ Leitura - Nosso Homem em Havana


Conta a história de Jim Wormold, um inglês que vive em Havana trabalhando como vendedor de aspiradores de pó. Após ser abandonado pela esposa, que fugira com outro homem para Miami, ele encontra sérios problemas financeiros para criar a filha, uma bela jovem de dezessete anos constantemente cortejada pelo capitão de polícia local, famoso pelas torturas que inflige aos rebeldes liderados por Fidel Castro.

Nessa conjuntura, Wormold é recrutado pelo Serviço Secreto Inglês e, vendo aí uma fonte de renda capaz de solucionar seus problemas, passa a inventar situações e pessoas como desculpa para solicitar cada vez mais dinheiro ao governo britânico. Estranhamente, porém, as mentiras começam a tornar-se realidade, e o que antes não passava de invenção começa a se concretizar.

Apesar do pano de fundo histórico da revolta que precede à Revolução Cubana, este tema praticamente não é abordado, servindo apenas como contexto. A obra é na verdade uma sátira envolvendo a dinâmica da espionagem e dos serviços secretos, temas bastante comuns nas obras do autor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário