O Londrix - Festival Literário de Londrina promove nesta sexta-feira (14), às 19h30, o lançamento do livro “Novos Cronistas Londrix”, na Vila Cemitério de Automóveis. A obra é resultado da seleção das dez melhores crônicas do 1º Concurso Novos Cronistas Londrix, de um total de 36 textos, realizada com estudantes inscritos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Londrina, com idade entre 14 e 17 anos. Professores do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) foram os responsáveis pela correção e avaliação dos trabalhos. O concurso tem por objetivo criar espaço para o exercício literário e incentivar e estimular a escrita criativa entre jovens, aproximando-os do festival.
Segundo Frederico Fernandes, professor do departamento, jurado e que também é curador do Londrix, a participação de jovens permite a sobrevivência do festival, que busca neste público a produção literária. “Trazer o estudante para o festival é permitir que ele tenha voz dentro do festival. Ou seja, é permitir que ele se expresse por meio da literatura. Esta troca é importante na formação de novos escritores”, afirma Fernandes. Participaram da seleção os professores Dirce Aparecida Kailer, Sheila Oliveira Lima e Silvio Cesar dos Santos Alves, além dos escritores convidados Maria Angélica Constantino e Marcos Losnak. Em 2020, será a vez das poesias.
Os estudantes que tiveram suas crônicas selecionadas foram Bianca Barros Parron Fernandes, Carolina Lerner Trigo, Catarina Franco Seco, Frederico de Moura Theophilo Neto, Guilherme Akira Demenech Mori, Letícia Silva Higashi, Maria Eduarda de Souza Leriano, Maria Luiza Frederico Costa, Mateus Panzeri Fasolo e Rafaela Valentini Ortega Ruiz. Quando uma das vencedoras, a estudante Catarina Franco Seco, 15 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Marista, começou a ler, encontrou-se nos livros e passou a carregá-los para todo canto. “Para mim, eles são um refúgio e uma casa na qual me sinto imersa, pois os livros me oferecem oportunidade de conhecimento, entendimento e percepção.”
Já a estudante Maria Eduarda de Souza Leriano, 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, comenta que a leitura aprimora o vocabulário, os conhecimentos e ajuda na interpretação textual. “Ao ler aprendemos a formular textos e redações da melhor forma possível. A leitura é algo que só traz benefícios para a vida e é por isso que gosto tanto de ler.” Por sua vez, Mateus Panzeri Fasolo, 17 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Sigma, conta que sempre foi incentivado a ler por sua mãe, que é professora. “É por meio da leitura que você viaja sem ao menos sair de sua casa. Ler é a coisa mais mágica que se pode fazer”, resume o jovem.
Para a diretora do Londrix, Christine Vianna, as crônicas reunidas trazem as vozes de jovens atentos em retratar a vida cotidiana com uma sensibilidade particular, com uma linguagem literária que caminha para o refinamento da escrita. “A temática dos textos, sempre múltipla, também revela a percepção das dores e das alegrias no entendimento da vida. Enfim, o mundo apresentado por meio da percepção literária da energia juvenil que nunca se apaga.” Conforme ela, o concurso contou com o estímulo de professores de Literatura, Língua Portuguesa e Redação em sala de aula. “Fato que comprova a importância do professor nas práticas de estímulo à leitura, no exercício da escrita e no aprendizado da literatura como arte universal”, complementa. O Londrix tem patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).
SERVIÇO:
Lançamento livro “Novos Cronistas Londrix”
Quando: Sexta-feira (14), às 19h30
Onde: Vila Cultural Cemitério de Automóveis (av. Arthur Thomas, 342)
Quanto: Gratuito
Fonte: www.folhadelondrina.com.br Por Marian Trigueiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário