sábado, 15 de junho de 2019

+ Leitura - A Ultima Tentação de Cristo - Níkos Kazantzákis


Juro que tenho esse livro a anos, mas por ser católico e por causa de muita gente ter falado do filme que não assisti fiquei receoso em ler, mas ano passado decidi por conta dar um tempo na religião por causa de um livro que estou rascunhando resolvi ler, e me apaixonei.

O livro retrata a vida de Jesus Cristo e a sua luta contra várias formas de tentação, incluindo medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria. Seu amor por Maria Madalena, sua amizade com Judas, ser um carpinteiro nazareno odiado pelos demais judeus por ser o único carpinteiro que seguia fabricando cruzes para os romanos. Acreditem ele fazia cruzes.

Jesus ouvia vozes, que o incitavam a voltar para sua missão. Judas Iscariotes foi enviado para caçar e matar Jesus, já que os romanos usavam suas cruzes para matar judeus, mas descobre que Jesus é o messias e o incita a fazer uma revolução, armada contra o domínio romano, mas Jesus continua na sua missão paz e amor para a com a humanidade. Judas se a junta a Jesus, todo mundo sabe que ele foi um dos 12 Apóstolos, mas deixa bem claro que o mataria caso ele desistisse de libertar seu povo do domínio romano. Jesus reencontra com Maria Madalena, que ele mesmo a rejeitou em sua juventude, já que os dois se casariam, Maria desiludida resolve se tornar a prostituta mais famosa da região.

Jesus continua incerto da sua missão, mas mesmo assim prega e escolhe seus discípulos, é tentado no deserto, fica no dilema entre o caminho do amor e do caminho da violência representado pelo machado, que Judas sempre atesta que vê.  Marta e Maria de Betânia tentam convencer Jesus, que tentam convencê-lo de que a maneira de agradar a Deus é ter uma casa, um casamento e filhos. Jesus se nega a principio, e segue seu caminho, que todo mundo que leu os evangelhos. Pedindo um sinal para DEUS ele começa a sangrar e sabe que deve morrer para salvar a humanidade.

O bicho pega quando Jesus pede para Judas o entregar aos romanos, o que acontece aqui é muito próximo aos evangelhos, onde Jesus é flagelado, uma coroa de espinhos é colocado em sua cabeça. Na cruz um anjo aparece e lhe diz que ele é um filho de Deus mas não o messias que Deus está satisfeito com ele, e quer que ele seja feliz. Ela o trás da cruz e, invisível para os outros, o leva até Maria Madalena, com quem ele se casa. Logo estão esperando um filho e vivem uma vida idílica; Maria, porém, morre de forma abrupta, e Jesus é consolado por seu anjo por perder a esposa e o filho ainda por nascer; por isso ele toma Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, como suas esposas. Ele começa uma família com elas, tem muitos filhos, e vivem uma vida em paz.  Uma ideia que provocou a indignação de alguns cristãos. No filme inclui um aviso explicando que se afasta da interpretação bíblica comumente aceita da vida de Jesus, e não se baseia nos Evangelhos.

Um dia ele se depara com o apóstolo Paulo pregando sobre o Messias, contando histórias da ressurreição de Jesus e de sua ascensão ao céu. Jesus tenta dizer a Paulo que ele é o homem sobre quem Paulo foi pregar e argumenta que a salvação não pode ser fundada em mentiras. Paulo responde que as pessoas sofrem e são infelizes, e que sua única esperança é a do Jesus ressuscitado, que salvará o mundo dos pecados. Paulo conclui dizendo que "o seu Jesus" é muito mais poderoso do que o "verdadeiro" e isso o levará a tentar continuar seu trabalho de pregação.

Ja idoso Jesus chama seus antigos discípulos e Judas que diz que quem tirou Jesus da não foi um anjo e sim Satanas, e se morrer assim morrera como um homem virando as costas para DEUS.

O final é surpreendente, vale a pena ler







Nenhum comentário:

Postar um comentário