segunda-feira, 25 de março de 2019

'Realizado', diz eletricista que se tornou escritor aos 60 anos e publicou 2 livros em Rio Claro

Escritor de Rio Claro esconde-se no banheiro para escrever trechos dos livros. — Foto: Arquivo pessoal/Benedito Silva

O eletricista Benedito Luiz Antonio da Silva, de 61 anos, começou a escrever recentemente, mas com uma produção bastante intensa publicou dois livros em um ano, em Rio Claro (SP).

A primeira obra, “Texto, mensagens e poemas”, foi publicada em janeiro do ano passado e “Os ditos de um tal Benedito” em janeiro deste ano. Os livros são resultados de reflexões sobre dia-a-dia, autoajuda e motivação.
"Eles são uma mistura das vivências dos outros com as minhas, são textos, poemas, mensagens espíritas, mas tudo envolvido numa autoajuda. Falo muito de Deus, de amor, de paciência, de tantos sentimentos que a humanidade está carente", explica o autor.


De criança leitora a idoso escritor

Silva tomou gosto pela leitura na infância por incentivo da mãe, que acompanhava fotonovelas, mas naquela época não considerava se tornar escritor. “As histórias sempre me chamaram muita atenção, porque elas fugiam da realidade que eu vivia”, lembra.

Quase na terceira idade e com cinco filhos, ele começou a encaminhar para os amigos mensagens diárias de autoajuda pelas redes sociais. A ideia de publicar o livro veio de um dos destinatários e foi abraçada pelo eletricista que, beirando os 60 anos, passou a se trancar no quarto para escrever.

Ele conta que o novo comportamento causou estranhamento nos familiares.

“Eu ouvia que não dava atenção para a minha mãe, mas ela não sabia o que estava por trás daquilo. Infelizmente ela morreu seis meses antes da publicação do livro”, conta Benedito. 


Eletricista de Rio Claro publicou dois livros após completar 60 anos. — Foto: Arquivo pessoal/Benedito Silva 

Com o passar do tempo, Silva já não tinha mais lugar ou horário certo para escrever. Segundo o escritor, é importante seguir a inspiração, mesmo que ela surja durante o trabalho ou na madrugada.

“É até meio cômico, às vezes eu vou ao banheiro e fico digitando no celular, mas são trechos curtos. Quando [o celular] está descarregado, eu uso um bloco de notas e depois passo tudo para o arquivo final no computador”, conta Silva. 


Surpresa

Houve surpresa de todas as partes quando o eletricista anunciou o lançamento da primeira obra, que continha as mensagens que ele enviava para os contatos pela internet. A publicação foi produzida com recursos do próprio escritor e vendeu 150 exemplares.

Já no segundo livro vendeu 100 exemplares a mais e contou com patrocínio de duas empresas da cidade. Mais experiente na escrita, nesta obra, Silva seguiu a orientação de uma amiga e colocou somente conteúdo próprio, mas não deixou de encaminhar trechos curtos para motivar os colegas.


Familiares e amigos participaram do lançamento dos livros do escritor de 61 anos de Rio Claro. — Foto: Arquivo pessoal/Benedito Silva 


Mal publicou o segundo livro, Silva já está produzindo material para o próximo. Desta forma, ele pretende lançar um livro por ano.

Ele se diz realizado: "tive filhos, plantei árvores e escrevi livros, como o ditado popular.”

Segundo o eletricista, muita coisa mudou desde que se tornou escritor e hoje ele consegue enxergar o cotidiano de outra forma, sem se revoltar com os acontecimentos do dia-a-dia.


Doação

Parte da arrecadação conseguida com a venda dos livros é destinada ao projeto social “Reencontro”, que foi fundado há quatro anos por Silva e que se mantém com a colaboração de amigos que se conhecem há 40 anos.

O grupo ajuda pessoas carentes reformando casas, arrecadando fraldas e agasalhos e comprando próteses e remédios.

Para Silva, ajudar o próximo é o principal motivador de sua vida, escrever é um hobby que tem mais valor quando também pode ser útil. “Eu doo o livro para algumas pessoas que não têm condições de compra-lo”, diz.







Fonte: https://g1.globo.com       Por: Por Geovana Alves* 
*Sob supervisão de Fabio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário