quarta-feira, 27 de março de 2019

Em Uberaba, estudantes participam de projeto-piloto que incentiva leitura de livros em ônibus escolares

Livros de diversos gêneros são selecionados pela biblioteca e distribuídos aos estudantes — Foto: Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba

 Alunos da rede municipal de Uberaba que utilizam o transporte escolar da Prefeitura estão participando de um projeto-piloto que incentiva o hábito da leitura. O objetivo do "Rota de Leitura" é promover uma atividade lúdico-pedagógica aos estudantes, durante o trajeto para escola ou para casa.

Lançado pelo Departamento de Transporte Escolar em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, o projeto, inicialmente, é promovido em 10 dos 40 ônibus da Prefeitura.

A biblioteca prepara caixas com livros de diversos gêneros que são distribuídos aos estudantes. Os inspetores escolares, que são responsáveis pelos alunos dentro dos ônibus, são os mediadores do projeto.

Segundo Albano Cobo, chefe do Departamento de Transporte Escolar, ele já tem percebido resultados significantes. “As crianças ficam mais calmas. Alguns chegam a levar os livros para casa para terminarem a leitura”, acrescentou.

A chefe do Departamento de Bibliotecas, Helione Dias, informou que a reposição dos livros é feita gradativamente, e a intenção é estender a atividade para todos os ônibus.

Para a secretária municipal de Educação, Silvana Elias, todo incentivo à leitura, de alguma forma, impacta a vida dos jovens. "De repente, no trajeto entre a casa e a escola, ele pode conhecer um mundo diferente, despertar interesses, ideias, imaginação e se formar como uma nova pessoa. Além disso, se ele se encantar, leva adiante”, comentou.






Fonte: https://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário