quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

+ Leitura - As Botas do Diabo - Madeira-Mamoré - Kurt Falkenburger


"Por volta do final de 1973 chegaram a S. Paulo, trazidas em caminhões, as nove mil toneladas de sucata em que se transformou uma das maiores epopéias que o Brasil já viveu: a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

A ferrovia nasceu do Tratado que em 1903 incorporou o território doAcre ao Brasil, que se comprometeu a construir a estrada para facilitar o escoamento, ao Atlântico, das riquezas da bacia amazônica, especialmente da Bolívia, vencendo um trecho de saltos e corredeiras que impediam a comunicação fluvial.

Sua construção demorou mais de trinta anos, em vez dos quatro previstos. Cada trecho aberto na selva foi uma tragédia. Quando inaugurada a estrada, contavam-se por milhares, ou dezenas de milhares, os que tombaram nessa luta de gigante.

Percorrendo o Brasil, o escritor Kurt Falkenburger, economista formado pela Universidade de Viena, deparou, com surpresa, aquela franzina estrada perdida na Amazônia. Que titânico esforço a colocara ali? Apaixonou-se pelo assunto, pesquisando em bibliotecas, percorrendo palmo a palmo a estrada, sentindo em cada quilometro de trilhos a palpitação do sofrimento e das esperanças dos que as assentaram, e procurando, e descobrindo na mata, os muitos cemitérios que permaneceram como testemunhas da epopeia."






Fonte: Toda Oferta

Nenhum comentário:

Postar um comentário