domingo, 24 de fevereiro de 2019

‘Guerreiros da Amazônia’: trilogia lançada no interior do Pará está na lista de recomendação do MEC

Trilogia "Guerreiros da Amazônia", do escritor Ronaldo Barcelos — Foto: Geovane Brito/G1 

A trilogia “Guerreiros da Amazônia”, lançada em Santarém, no oeste do Pará, está na lista de recomendação de obras do Ministério da Educação (MEC) para ser trabalhado em escolas do Brasil. Na região amazônica, os livros já são trabalhados dentro da sala de aula há cinco anos.

Escrita pelo autor Ronaldo Barcelos, a história narra jovens com superpoderes que têm a missão de combater a devastação causada pelo homem ao meio ambiente, em especial a floresta amazônica.

O site da TV Escola, do MEC, disponibiliza as obras gratuitamente para download, assim como os episódios do desenho animado produzido baseado na história.

Baixe os livros e assista os episódios da animação "Guerreiros da Amazônia"

Em 2018, com a repercussão do trabalho nas escolas e com as premiações, a TV Escola viabilizou a primeira temporada, 100% brasileira, em desenho animado com 10 episódios.

 
Trilogia 'Amazon: Guerreiros da Amazônia' adaptada às telas será lançada nesta quarta-feira — Foto: RJR Produções/TV Escola/Divulgação 


Os heróis representam ainda animais da Amazônia, como Boto, Arara, Onça, Ariranha, Peixe-boi, Sucuri, Falcão, Jacaré e a Harpia. Os heróis da série de animação possuem características especiais para solucionar problemas ambientai retratados na série: água e rios, poluição e garimpo, mudanças climáticas, queimadas, entre outros.


Doação de livros

Distribuir gratuitamente os livros para as escolas era um sonho antigo e que se tornou realidade por parte do autor. Com o apoio de diversas Ong´s, Ronaldo Barcelos começou a doação nas escolas da região amazônica, em seguida o projeto se estendeu para outros estados do país.

Até 2018, foram doados 10.000 livros para 500 escolas no Brasil, a maioria na Amazônia. Anualmente o projeto pretende doar dois mil livros. O objetivo é ampliar as doações com apoio de parceiros.
 
Ronaldo Barcelos de volta à Amazônia para doação de mais kits do projeto "Guerreiros da Amazônia" — Foto: Geovane Brito/G1 


O projeto social conquistou 13 prêmios em sete festivais internacionais de publicidade, com destaque: dois Leões no Festival de Cannes na França. Também venceu o prêmio Hugo Werneck, considerado o “Oscar” da ecologia no Brasil, na categoria: Melhor Exemplo em Educação Ambiental.


Sobre a trilogia

Os três livros contam com 10 personagens inspirados em animais da floresta. A história começa no encontro dos líderes indígenas com os colonizadores no Brasil. Eles criam uma comunidade chamada Amazon que foi presenteada pela natureza com a Flor do Sol e com as Armaduras Sagradas. Jovens são convocados para usar as armaduras, e cada vez que a floresta entra em perigo os super-heróis entram em ação.

A obra começou a ser esboçada a partir de muita pesquisa bibliográfica e viagens à Amazônia. Ronaldo Barcelos fez questão que o livro fosse o mais verdadeiro possível e para isso o autor contou com a consultoria ambiental de Paulo Coutinho, que aproximou ainda mais a história da realidade dos povos amazônidas. “Nosso foco é o morador da Amazônia, ele que tem sabedoria e sabe os caminhos da conservação”, disse Ronaldo Barcelos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário